Agende sua consulta pelos telefones: (19) 3234.8264 | (19) 9.9921.8001

Instituto Bragheto de Fertilidade - Rua Eduardo Lane, 380 - Guanabara - Campinas / SP - Cep: 13.073-002

© 2018 Todos os conteúdos desse site são de propriedade do Instituto Bragheto.

Como minha idade afeta minha fertilidade?

December 15, 2015

 

Como a idade afeta a habilidade da mulher em engravidar e manter a gestação?

 

A idade da mulher é um dos mais importantes fatores a interferir se ela está apta a engravidar e dar a luz a uma criança saudável. Isto é devido a uma série de mudanças que  fazem parte do envelhecimento:

 

• O número e a qualidade dos óvulos (reserva ovariana) decresce naturalmente e progressivamente do momento que a mulher nasce até ela entrar na menopausa. Este declínio é gradual até seus 30 anos, mas acelera rapidamente após.

• Não só é mais difícil de engravidar, mas aborto espontâneo e alterações cromossomiais na criança (tal como síndrome de Down) são mais comuns em mães mais velhas.

• Miomas, endometriose e doença tubária são mais comuns e podem afetar a fertilidade.

• Mulher que engravida em idade mais avançada tem um risco maior para complicações durante a gestação, tais como diabetes gestacional e pré-eclampsia.

 

Como a idade afeta a habilidade do homem de engravidar?

 

Um decréscimo na fertilidade masculina parece ocorrer mais tarde do que a da mulher. Por volta dos 40 anos, as mudanças que ocorrem em seu esperma podem causar problemas de fertilidade e genéticos em seus filhos.

 

Quando eu deveria começar a fazer essas questões?

 

Casais cuja mulher tem menos de 35 anos deveriam avaliar sua fertilidade se eles não conseguiram engravidar após 1 ano de tentativa (relação sexual sem nenhum método contraceptivo). Casais cuja mulher tem mais de 35 anos deveriam procurar avaliação se eles não conseguiram engravidar após 6 meses de tentativas.

 

Quais outros fatores podem causar o declínio da minha fertilidade?

 

Se você tem qualquer um dos seguintes fatores de risco, você deveria procurar aconselhamento mais cedo do que descrito acima:

 

• história familiar (isto é, mãe ou irmã) de menopausa precoce (antes dos 50 anos)

• história de tabagismo em qualquer um dos parceiros

• cirurgia ovariana prévia

• exposição a quimioterapia ou radiação para tratamento de câncer em qualquer um dos parceiros

• historia de lesão testicular

• exposição a produtos químicos (como pesticidas e solventes)

 

Se um casal tem problemas médicos evidentes afetando sua fertilidade, tais como amenorreia ou ciclos irregulares, disfunção sexual, história de doença pélvica, ou cirurgia anterior, eles deveriam começar uma avaliação de sua fertilidade imediatamente.

Como minha reserva ovariana é testada?

 

O número e a qualidade dos seus óvulos (reserva ovariana) pode ser estimado usando exames de sangue para avaliar os níveis do hormônio folículo estimulante ou hormônio anti-mulleriano. Um ultrassom é muitas vezes usado para contar o numero de folículos. Este não é o único teste avalia a reserva ovariana. Para maiores informações sobre reserva ovariana.

 

Please reload

Postagens recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Pesquise pelas Tags