Agende sua consulta pelos telefones: (19) 3234.8264 | (19) 9.9921.8001

Instituto Bragheto de Fertilidade - Rua Eduardo Lane, 380 - Guanabara - Campinas / SP - Cep: 13.073-002

© 2018 Todos os conteúdos desse site são de propriedade do Instituto Bragheto.

Medicamentos orais para induzir ovulação

December 17, 2015

 

Quem deveria ser tratado com medicamentos para induzir ovulação?

 

Algumas mulheres podem precisar de medicamentos para ajudá-las a ovular. Isto é chamado de indução de ovulação e pode ser necessário por duas razões. A primeira é quando a mulher não ovula regularmente. Os medicamentos fazem o ovário produzir óvulos. A segunda é quando a mulher ovula por conta própria, mas ainda assim não está apta para engravidar. Naquele caso, medicamentos podem ajudá-la a ovular mais de um óvulo como parte do tratamento da infertilidade. Seu médico é quem determina se a indução da ovulação é necessária para você.

 

Quais medicamentos orais são usados para indução da ovulação?

 

Os medicamentos mais comumente usados são Citrato de Clomifeno (CC), inibidores da aromatase (IAs) tais como Letrozole e Anastrozole,e agentes que diminuem resistência à insulina tais como a Metformina e Glitazonas.

 

Como esses medicamentos funcionam?

 

Durante os primeiros dias do ciclo menstrual normal, os níveis do hormônio estrogênio são baixos e sua glândula pituitária produz hormônio folículo estimulante (FSH) em resposta a esses baixos níveis de estrogênio. Os níveis de FSH aumentam, um folículo principal (um pequeno cisto que é a casa do óvulo) cresce e libera estrogênio. Isto irá desencadear a liberação de uma óvulo maduro originado daquele folículo.

 

CC e IAs funcionam diminuindo os níveis de estrogênio ou fazendo o cérebro pensar que eles estão baixos. CC aumenta a resistência das células ao estrogênio. IAs bloqueam certos tipos de hormônios (Androgênios)...Baixos níveis de estrogênio dizem para glândula pituitária produzir FSH, o qual ajuda um folículo a crescer e liberar um óvulo.

 

Agentes que diminuem resistência à insulina podem ser usados sozinhos ou com CC ou IAs. Mulheres que não ovulam regularmente por causa da síndrome dos ovários policísticos produzem muita insulina e androgênios. Estes medicamentos ajudam a diminuir os níveis de insulina e androgênio e isso auxilia no desenvolvimento do folículo . Algumas vezes eles são usados em pacientes que tenham pré-diabetes.

 

Há algum risco no uso de medicamentos para induzir ovulação?

 

O risco mais comum é a gravidez múltipla. A probabilidade de gêmeos é de 5%-8% com CC e IAs; de trigêmeos ou mais é menos do que 1% com esses medicamentos. Agentes que diminuem resistência à insulina não parecem aumentar o risco de gravidez múltipla.

Cistos ovarianos podem ocorrer e algumas vezes tornam-se grandes e dolorosos; entretanto, é incomum que esses cistos necessitem de tratamento.

Não há ligação entre esses medicamentos e o câncer de ovário.

Não há conhecimento de aumento ... em  mulheres que tomaram essas medicações para indução da ovulação.

 

Qual acompanhamento necessário enquanto estou tomando esses medicamentos?

 

Seu médico irá decidir qual monitoramento é necessário baseado em sua história e a razão da infertilidade. Algumas mulheres usam em casa kits preditores de ovulação que mostram quando vai ocorrer a ovulação. Isto pode ajudar no momento do intercurso sexual durante a janela de fertilidade (intervalo de tempo quando ocorre a ovulação). Seu médico também poderealizar um utrasson para quando um óvulo pode ser liberado.

 

Qual a eficiência desses medicamentos em possibilitar uma gestação?

 

O sucesso desses medicamentos depende de muitos fatores.  Em mulheres que não estão ovulando, quase 80% delas que usam CC ou IAs por alguns meses irão ovular. Algumas mulheres precisarão aumentar a dose desses medicamentos. As taxas de gravidez dependem da sua idade, do grau e da causa da infertilidade. Esses medicamentos são geralmente mais eficientes em mulheres que não ovulam regularmente. Em mulheres que já ovulam, taxas de gravidez tendem a ser menores especialmente se os medicamentos não são combinados com outros tratamentos como inseminação. Seu médico pode dar informações mais específicas sobre suas chances de engravidar.

 

Please reload

Postagens recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Pesquise pelas Tags