Agende sua consulta pelos telefones: (19) 3234.8264 | (19) 9.9921.8001

Instituto Bragheto de Fertilidade - Rua Eduardo Lane, 380 - Guanabara - Campinas / SP - Cep: 13.073-002

© 2018 Todos os conteúdos desse site são de propriedade do Instituto Bragheto.

Varicocele

March 25, 2016

 

A causa mais comum da infertilidade do homem, em todo o mundo, é a varicocele – ou varizes escrotais. Atinge cerca  de 45% dos indivíduos que nunca tiveram filho e até 85% dos homens com infertilidade secundária, que inclui aqueles que não conseguem ter um segundo filho.

 

O que é Varicocele?

Varicocele é a dilatação das veias presentes dentro do escroto, a bolsa de pele solta abaixo do pênis que detém os testículos. Essa condição também é conhecida como varizes do testículo ou varizes do escroto, pois a dilatação das veias é muito parecida com a que acontece nas pernas, no caso das famosas varizes.

 

Principais causas

O cordão espermático é responsável por transportar o sangue para os testículos. As causas da varicocele ainda não são totalmente claras para a ciência, mas muitos especialistas acreditam que a varicocele se forma quando as válvulas de dentro das veias do cordão espermático impedem que o sangue flua adequadamente. Isso faz com que o sangue retroceda, causando inchaço e alargamento das veias. Esse é basicamente o mesmo processo que leva à formação de veias varicosas, ou varizes, muito comuns nas pernas.

 

Sintomas de Varicocele

Homens com varicocele geralmente não manifestam sinais ou sintomas. Raramente há ocorrência de dor, que pode:

  • Variar de intensidade, sendo desde um leve desconforto a uma dor intensa

  • Aumentar com a prática de exercícios físicos

  • Piorar ao longo do dia

  • Melhorar se o homem deitar de costas.

Com o tempo, varicoceles podem aumentar de tamanho e tornar-se mais visíveis. Pode haver também atrofia testicular ou sinais de infertilidade.

Please reload

Postagens recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Pesquise pelas Tags