Agende sua consulta pelos telefones: (19) 3234.8264 | (19) 9.9921.8001

Instituto Bragheto de Fertilidade - Rua Eduardo Lane, 380 - Guanabara - Campinas / SP - Cep: 13.073-002

© 2018 Todos os conteúdos desse site são de propriedade do Instituto Bragheto.

Sangramento Uterino Disfuncional (SUD)

April 7, 2016

 

O sangramento uterino disfuncional (SUD) é um distúrbio que afeta quase todas as mulheres em algum momento da vida. Também chamado de sangramento uterino anormal, o sangramento uterino disfuncional é um distúrbio caracterizado pela ocorrência de sangramento vaginal fora do ciclo menstrual. De acordo com a Sociedade Americana da Medicina Reprodutiva (American Society for Reproductive Medicine), o sangramento uterino disfuncional é mais comum na puberdade e na menopausa, mas pode ocorrer em qualquer momento em que a mulher apresente desequilíbrio hormonal (ASRM). Algumas doenças e medicamentos hormonais também podem causar o sangramento uterino disfuncional.

 

Causas:

A principal causa do sangramento uterino disfuncional é um desequilíbrio dos hormônios sexuais. Meninas na puberdade e mulheres que estiverem entrando na menopausa podem apresentar desequilíbrios hormonais por meses ou até mesmo anos. O distúrbio causa sangramento esporádico, sangramento volumoso e/ou spotting. Spotting é o sangramento mais leve do que a menstruação normal e geralmente tem um aspecto marrom, rosa ou vermelho claro.

 

Os desequilíbrios hormonais que causam o sangramento uterino disfuncional também podem ocorrer como efeito colateral de algumas doenças ou medicamentos.

 

Como é feito o diagnóstico do sangramento uterino disfuncional?

Para diagnosticar o sangramento uterino disfuncional, o médico poderá fazer perguntas sobre o histórico médico e sobre os ciclos menstruais. As respostas ajudarão o médico a determinar se há riscos de a paciente desenvolver distúrbios reprodutivos como a síndrome do ovário policístico e endometriose. A paciente que estiver tomando algum medicamento, inclusive anticoncepcionais, deverá informar o médico, já que esse medicamento pode causar sangramento anormal.

 

Tratamento:

Há muitas opções de tratamento disponíveis para o sangramento uterino disfuncional. Em alguns casos, especialmente de puberdade, nada deverá ser feito, já que os hormônios costumam se equilibrar naturalmente. No entanto, o tratamento certo dependerá da causa do sangramento.

 

A opção usada com maior frequência e mais simples de tratamento para o sangramento uterino disfuncional são os contraceptivos orais combinados. Os contraceptivos orais combinados contêm estrogênio e progesterona sintéticos. Esses dois hormônios controlam e regulam o ciclo menstrual. Se a paciente não estiver tentando engravidar, o médico poderá recomendar o uso de contraceptivos como uma opção de tratamento.

 

Se o sangramento for volumoso e os contraceptivos orais não forem uma opção, o estrogênio pode ser administrado por via endovenosa até o desaparecimento do sangramento. Esse tratamento é geralmente seguido por um curso de progestina por via oral para equilibrar os hormônios.

 

Se a paciente estiver tentando engravidar e não apresentar sangramento volumoso, o médico poderá prescrever o medicamento para estimulação da ovulação clomifeno, também chamado de clomid. A estimulação da ovulação pode interromper o sangramento menstrual prolongado.

 

O sangramento volumoso e prolongado acompanhado por espessamento da camada que reveste o útero pode ser tratado com um procedimento chamado dilatação e curetagem (D e C). Este é um procedimento cirúrgico ambulatorial usado para remover parte da camada que reveste o útero por meio de curetagem.

Se as células uterinas estiverem alteradas, o médico poderá pedir uma biópsia após o tratamento. Dependendo dos resultados da biópsia - se as células forem cancerígenas, por exemplo - poderá ser recomendada uma histerectomia. A histerectomia é a remoção total do útero e é geralmente realizada como último recurso (Vilos, et.al., 2001).

Please reload

Postagens recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Pesquise pelas Tags