Agende sua consulta pelos telefones: (19) 3234.8264 | (19) 9.9921.8001

Instituto Bragheto de Fertilidade - Rua Eduardo Lane, 380 - Guanabara - Campinas / SP - Cep: 13.073-002

© 2018 Todos os conteúdos desse site são de propriedade do Instituto Bragheto.

Síndrome do Ovário Policístico

April 20, 2016

 

 

Cerca de 20 % das mulheres tem ovários policísticos (OP). Este termo faz referência ao aumento do número de pequenos quistos (folículos antrais) na superfície do ovário ao ser analisado nas ultrassonografias. Existe um grande número de mulheres com OP que não têm problemas de ovular e engravidar.

 

No entanto, algumas destas mulheres com este padrão ecográfico característico têm também a condição de Síndrome de Ovários policísticos (SOP). Estas mulheres apresentam ciclos menstruais irregulares ou mesmo ausência de menstruação, portanto terão problemas para engravidar pela falta de ovulação.

 

O que é a Síndrome do Ovário Policístico:

A Síndrome do Ovário Policístico, também conhecida pela sigla SOP, é um distúrbio endócrino que provoca alteração dos níveis hormonais, levando à formação de cistos nos ovários que fazem com que eles aumentem de tamanho.

 

É uma doença caracterizada pela menstruação irregular, alta produção do hormônio masculino (testosterona) e presença de micro cistos nos ovários.

 

Sua causa ainda não é totalmente esclarecida. A hipótese é que ela tenha uma origem genética e estudos indicam uma possível ligação entre a doença e a resistência à ação da insulina no organismo, gerando um aumento do hormônio na corrente sanguínea que provocaria o desequilíbrio hormonal.

 

Segundo o Serviço de Endocrinologia do Hospital das Clínicas de São Paulo, a Síndrome do Ovário Policístico atinge cerca de 7% das mulheres na idade reprodutiva.

Please reload

Postagens recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Pesquise pelas Tags